TUTORIAIS


Existem inúmeras ferramentas especializadas que podem  ajudar nas pesquisas. Clique na coluna “DISPONÍVEL EM” para ter acesso as instruções de uso.

TIPO

DESCRIÇÃO

DISPONÍVEL EM

BASE MINERVA

Catálogo on-line das bibliotecas da UFRJ.









FICHA
 CATALOGRÁFICA
Ficha catalográfica é uma ficha que contém as
informações bibliográficas necessárias para identificar um documento. O Sistema de Bibliotecas da UFRJ disponibiliza um serviço de Geração Automática de Ficha Catalográfica online.








ELABORAÇÃO
DE TRABALHOS ACADÊMICOS

TIPOS: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia, Dissertação
e
 Tese.






PORTAL
CAPES



Plataforma virtual de artigos de revistas nacionais e estrangeiras  em todas as áreas do conhecimento. Podendo encontrar textos completos e/ou resumos.





PORTAL
DE PERIÓDICOS CAPES


CURRÍCULO
 LATTES


Plataforma virtual de currículos de pesquisadores.





BASE DE DADOS DE BIBLIOGRÁFICA
DEFINIÇÃO: Uma base de dados bibliográfica é um conjunto de registros bibliográficos, ou seja, uma coleção organizada de referências à literaturas publicadas, incluindo revistas acadêmicas e artigos de jornais, relatórios, publicações Governamentais e legais, patentes, livros, etc.

WEB OF SCIENCE
A Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados compiladas pelo Institute for Scientific Information (ISI).

A Web of Science é multidisciplinar e fornece dados bibliométricos, como índices de citações (Índice h).





JOURNAL CITATION REPORTS (JCR)
A base de dados Journal Citation Reports (JCR) pertencente a plataforma ISI Web of Knowledge da Editora Thomson Reuters.

O JCR oferece uma perspectiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da acumulação e tabulação de contagens de citações e artigos de praticamente todas as especialidades nos campos da ciência.

É um recurso que permite avaliar os periódicos mais citados do mundo.





SCOPUS
A Scopus é uma base de dados multidisciplinar de resumos e citações de artigos de periódicos acadêmicos da editora Elsevier direcionada para todos os tipos de área de conhecimento que cobre a(s) seguinte(s) áreas do conhecimento:
Ciências Sociais, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Biológicas.



TUTORIAL JSTOR
A JSTOR é uma biblioteca digital de revistas científicas, livros eletrónicos, entre outros documentos de caráter multidisciplinar.
TUTORIAL SCIELO
A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


MÉTRICAS DA
PRODUÇÃO
CIENTÍFICA
QUALIS
FATOR
DE
IMPACTO (FI)
O fator de impacto (FI) de uma revista científica é a equação média de citações dos artigos científicos publicados em um determinado periódico indexado em uma base de dados.

Classificação Qualis é a classificação dos periódicos no sistema Qualis da Capes de acordo com a área do conhecimento.

Os indicativos da estratificação da qualidade dessa produção são representados pelas letras: A1 – mais elevado, seguidas por A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C com peso zero.

A classificação Qualis também pode ser consultado diretamente pela plataforma Sucupira no site da CAPES.














ÍNDICE H
O Índice-H é um importante indicador de qualidade e relevância na produção
científica.

Ele mensura a produtividade e o impacto de um pesquisador com base
no número de publicações (número de trabalhos publicados) e citações.

Foi criado por Jorge Hirsch em 2005 com a intenção de quantificar a
Produção. científica a partir das citações dos trabalhos.














GERENCIADOR
DE
REFERÊNCIAS
Os gerenciadores de referências bibliográficas são softwares que auxiliam a reunir referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados de acordo com as normas da ABNT.




ENDNOTEWEB




TUTORIAL ENDNOTEWEB BASIC: TREINAMENTO – 2015
MORE