NORMAS DE USO

NORMAS PARA CONSULTAS E EMPRÉSTIMOS
CONSULTAS - É facultada à comunidade acadêmica e ao público em geral, através de consulta ao acervo, no horário de atendimento da Biblioteca. Para retirada de material para consulta, é necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de órgão oficial ou carteira de motorista). Obras retiradas da biblioteca para consulta deverão ser entregues no mesmo dia. Caso isso não aconteça, haverá penalidade correspondente.
REPRODUÇÃO DE MATERIAL DO ACERVO - Todo material do acervo pode ser reproduzido em partes, levando-se em conta a Lei de Direitos Autorais. Lembramos que, assim como no caso da consulta, será necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de órgão oficial ou carteira de motorista).
OBSERVAÇÃOHorário máximo de retirada de itens do acervo até 2 (duas) horas antes do término do atendimento da biblioteca. Horário máximo de retorno de itens do acervo até 1 (uma) hora antes do término do atendimento da biblioteca. 
NOTAS:
1-BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ NÃO DISPÕE de Serviço de cópias. Este serviço é realizado por uma empresa terceirizada. Todos deverão solicitar o serviço mediante pagamento no próprio guichê do Setor de Cópias. Os valores referentes às cópias encontram-se afixados em tabela próprio do Setor de Cópias;
2-BIBLIOTECA DO IPPUR/UFRJ NÃO DISPÕE de scanner e NÃO REALIZA serviços de digitalização.
EMPRÉSTIMOS - O empréstimo domiciliar é reservado SOMENTE aos corpos docente, discente e técnico-administrativo da UFRJ com vínculo formal com a universidade. Para a utilização deste serviço, é necessária a inscrição regularizada na Biblioteca. Os alunos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação só terão acesso ao empréstimo de livros enquanto estiverem vinculados à Universidade.
Lembretes:
1- Deve-se respeitar a data de devolução do material, evitando-se assim penalidade correspondente;
2-Os empréstimos são renováveis por igual período, desde que não haja reserva de outro usuário para o documento;
3-Usuários com empréstimos em atraso não poderão ter seu prazo de devolução prorrogado.  
OBSERVAÇÃONão há empréstimos para Obras de Referência (atlas, dicionários, enciclopédias etc). Sua sinalização é indicada com a letra "R" na primeira linha da etiqueta da lombada do livro, no número de chamada.