PERGUNTAS FREQUENTES

COMO ENCONTRAR UMA OBRA NO ACERVO DA BIBLIOTECA DO IPPUR?
Para encontrar um item de nosso acervo, basta acessar diretamente pela Internet a BASE MINERVA DA UFRJ.

POSSO TER ACESSO AS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO IPPUR/UFRJ?
Sim, através da Base Minerva você pode ter acesso ao pdf das teses e dissertações defendidas no IPPUR/UFRJ a partir de 2006. Esta base garante a todos (interna e externamente à UFRJ) o acesso ao conhecimento/produção científica da UFRJ, ou seja, acesso ao pdf de teses e dissertações defendidas na UFRJ, além do acesso aos catálogos das 47 Unidades de Informação. Para buscas a tese e dissertações, acesse Base Minerva e proceda do seguinte modo:

BUSCAS A UM ÚNICO ITEM PROCEDA DO SEGUINTE MODO:

ESCOLHA uma opção de busca no Menu de busca na BASE MINERVA(http://minerva.ufrj.br/)/ FAÇA a busca/ LOCALIZE a obra desejada/ Você vai recuperar uma lista de obras/ SELECIONE a obra que deseja e CLIQUE na palavra “Texto” a direita da tela. Uma tela com um ícone vai se abrir, CLIQUE no ícone e o pdf do arquivo do trabalho desejado vai ABRIR.

Dúvidas consulte o TUTORIAL: 

 Ou consulte o tutorial a seguir: 


PARA VER TODA COLEÇÃO DE TESE E DISSERTAÇÕES:

Se você desejar fazer buscas a toda coleção de tese e dissertações. Siga o seguinte passo a passo na BASE MINERVA:

Em BUSCA AVANÇADA => Selecione no Menu “COLEÇÕES” Depois digite neste campo “teses (plural)” e refine pela Biblioteca do IPPUR. Veja a imagem. Para salvar busque no Menu salvar/enviar e-mail.



OBSERVAÇÃO: No momento o acervo físico das dissertações e teses da Biblioteca do IPPUR/UFRJ está indisponível. No entanto, é possível ter acesso ao material a maioria das teses e dissertações defendidas no IPPUR/UFRJ na Central de Memória Acadêmica da UFRJ – CMA.

CENTRAL DE MEMÓRIA ACADÊMICA DA UFRJ – CMA
Endereço: Rua Paulo Emídio Barbosa, Cidade Universitária / 21941-615 - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 3867-6823 -  Horário de atendimento: 9h. - 15h.
Para maiores informações use o e-mail E-mail:  cma73ufrj@gmail.com

COMO POSSO ME INSCREVER NA BIBLIOTECA?
Todo usuário com vinculo com a UFRJ. Se não estiver com seu cadastro atualizado na Base Minerva, a inscrição na biblioteca só poderá ser feita mediante apresentação da seguinte documentação:

ALUNOS - Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas(CRID) ou declaração de matrícula com carimbo da secretaria de ensino;

FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES - Carteira funcional ou o último contracheque;

PESQUISADORES E BOLSISTAS - Declaração comprobatória de vínculo com a instituição.

O QUE POSSO LEVAR EMPRESTADO?
Alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos devidamente cadastrados podem retirar: livros, folhetos, CD-Rom e fitas de vídeo através do empréstimo domiciliar.

QUANDO O MATERIAL NÃO PODE SER EMPRESTADO?
Quando se tratar de:
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, Dissertações e Teses;
Periódicos;
Obras Especiais;
Material separado para as bibliografias básicas dos cursos ministrados no IPPUR;
Obras de Referência (ex.: dicionários, enciclopédias etc). Sua sinalização é indicada com a letra "R" na primeira linha da etiqueta da lombada do livro, no número de chamada.

OBSERVAÇÃO:
Todo o material listado acima encontra-se disponível apenas para consulta local e reprodução em partes, levando-se em conta a Lei n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998 - Lei de Direitos Autorais.

O que é o NADA CONSTA?
O Nada consta é o documento emitido pelas Bibliotecas da UFRJ que declara que o usuário (aluno) não possui débitos no Sistema de Bibliotecas da UFRJ. 

A apresentação do Nada consta  deve ser requisito obrigatório para o deferimento de processos de matrícula, conclusão, transferência ou trancamento de cursos. 

Sua exigência auxilia na manutenção e proteção dos acervos das Bibliotecas da UFRJ e também na recuperação de livros e demais materiais que ainda se encontram de posse dos usuários mesmo depois de findo o prazo de devolução. 

QUAIS SÃO AS BASES DE DADOS ÀS QUAIS A CAPES DÁ ACESSO?
As bases de dados disponíveis são acessadas diretamente no PORTAL DA CAPES.  <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez29.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&>

COMO POSSO ACESSAR AS BASES DE DADOS E OS PERIÓDICOS DA CAPES?
É possível acessar as bases e os periódicos da CAPES a partir de qualquer microcomputador com acesso à Internet, tanto nas dependências das universidades quanto em casa, através do Acesso Remoto.

O QUE É ACESSO REMOTO?
É um serviço disponível para alunos de pós-graduação, docentes e técnico-administrativos cadastrados no Sistema de Bibliotecas da UFRJ, e que permite o acesso às bases de dados e periódicos on-line a partir de qualquer microcomputador com acesso à Internet.

COMO POSSO OBTER O ACESSO REMOTO?
Professores, pesquisadores, pós-graduandos e técnico-administrativos podem acessar o Portal de Periódicos da CAPES através da Nova Intranet da UFRJ a partir do endereço http://intranet.ufrj.br. O acesso deve ser feito com os códigos cadastrados na Intranet, os mesmos do SIGA, ou Portal do Aluno. Após entrar no portal clique  no Ícone  Proxy endereço http://proxy.ufrj.br/ Ao realizar o seu login aparecerá o link na logomarca do Portal CAPES. Clique e ele se abrirá.

LEMBRETES:
1:O acesso via Intranet é exclusivamente para utilização remota, fora da Instituição.

2:Os alunos devem entrar na Intranet, pois o acesso não pode ser realizado pelo Portal do Aluno.

3:Pós-Doutorandos devem solicitar o Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES através do FORMULÁRIO DE ACESSO REMOTO disponível na seção DOWNLOADS ÚTEIS. Alertamos que o aluno deverá solicitar que seu orientador, envie para o mesmo e-mail do FORMULÁRIO DE ACESSO REMOTO, uma declaração formalizando seu ingresso no pós-doutorado.

Maiores informações: 

OBSERVAÇÃO:
Se você tiver alguma dúvida que não esteja respondida nesta seção, entre em contato com a biblioteca.