FICHA CATALOGRÁFICA

O Serviço de Geração Automática de Ficha Catalográfica foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP) gentilmente cedido ao SiBI/UFRJ para ser adaptado às necessidades de sua comunidade acadêmica da UFRJ. Para acesso ao sistema que gera a ficha catalográfica utilize o link ao lado <https://fichacatalográfica.sibi.ufrj.br/> e preencha conforme exemplo abaixo:

Ficha catalográfica: é um elemento obrigatório em trabalhos acadêmicos e sua elaboração é feita com as informações fundamentais para a identificação do documento, entre elas: autor e orientador, título, total de folhas, assunto, palavras-chave, etc.
Informações e orientações de uso
Autor: responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.  A entrada desse dado no programa é feita em dois campos:
Nome: digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
Sobrenome: digite seu último sobrenome.
  Exemplo: Silvio Coelho dos Santos
(Silvio Coelho dos = nome /  Santos = sobrenome)
EXEMPLOS PARA SOBRENOMES COMPOSTOS: GRAU DE PARENTESCO, LUGAR, LIGADOS POR HÍFEN, OUTROS)
Henrique Silva Júnior (Henrique = nome Silva Júnior = sobrenome)
João Oscar do Espirito Santo (João Oscar do = nome Espirito Santo = sobrenome)
Carlos Monte Verde (Carlos = nome Monte Verde = sobrenome)
Elsa Lykke-Seest (Elsa = nome Lykke-Seest = sobrenome)

EXEMPLO TÍTULO DO TRABALHOREGISTRE O NOME OU EXPRESSÃO QUE DISTINGUE E INDIVIDUALIZA O SEU TRABALHO
Se houver um subtítulo este deverá ser colocado após o título separado pelo sinal de dois pontos. Utilize letras maiúsculas somente para início do título ou quando tratar-se de nome próprio.
Exemplo: Ensino de física: estudo de caso nas Escolas públicas do Municipio do Rio de Janeiro.
Cutter: procure pelo seu sobrenome ou a forma mais próxima ao sobrenome completo e complete o campo com o número indicado.
Na tabela de Cutter, procuramos sempre a forma que mais se aproxima da escrita do sobrenome, a partir das primeiras letras do mesmo.
Exemplos de Número de Cutter por Sobrenomes:
1) BRANDÃO => B817
  816     Bran
  817     Brand
  818     Brandi

2) SILVA => S586
  585     Silo
  586     Silv
  587     Silve

3) VANNUCHI => V271
  269     Vannin
  271     Vannu
  272     Vano
OBSERVAÇÃO: Tabela de Cutter é uma tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra literária elaborada por Charles Ammi Cutter em 1880 e é utilizada para classificar livros em bibliotecas. Acesse aqui a Tabela de Cutter.
Exemplo: sobrenome Alves, corresponde a A474 no código Cutter. Insira SOMENTE o número (474) no campo.
*Não colocar no espaço Código Cutter a letra referente à primeira letra do sobrenome do autor, bem como a primeira letra do título, senão o sistema que gera a ficha catalográfica duplicará esta letra ao gerar a ficha.
Exemplo: Oliveira, Enilson Silva d’. Novos horizontes de geração de emprego e renda e inclusão de jovens em situação de risco social: o caso da Vila Olímpica da Mangueira.

Localização: T 307.3364
                      O48n
Pós-Graduação: Caso seu trabalho seja uma tese ou dissertação, preencha os campos Trabalho e Programa.
  • Trabalho: tipo de trabalho produzido e grau obtido. Selecione tese quando for concluído o doutorado e dissertação quando for concluído o mestrado.
  • Programa: programa de pós-graduação ao qual você pertence e defendeu seu trabalho. Use a seta para selecionar o nome do curso.
  • Nome do orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso. (Siga as mesmas orientações dadas para o nome do autor. 
Atenção: assinale a caixa "orientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.Nome do coorientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso. Siga as mesmas orientações dadas para o nome do autor. 
Atenção: assinale a caixa "coorientadora", se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida no programa de pós-graduação.
Número de folhas: registre o total de folhas da tese ou dissertação (sem contar a capa).
Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo de seu trabalho.
Para o preenchimento dos campos referentes aos assuntos de seu trabalho, consultar o arquivo Palavras-chave no link<http://143.107.154.62/Vocab/Sibix652.dll/Assuntos?Assunto=A>.

OBSERVAÇÃO: As palavras-chave devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação.
*Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha catalográfica, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:


**Antes de imprimir a ficha catalográfica, o autor deverá enviá-la, bem como a versão final do trabalho para o e-mail ptecnico@ippur.ufrj.br. Após esta verificação, o autor se responsabilizará por acrescentá-la às páginas pré-textuais, conforme orientação encontrada no Guia Prático . Lembramos que a ficha deve ser impressa no verso da página de rosto da tese ou dissertação. 
*** Em caso de duvidas ou para outros esclarecimentos entre em contato com a biblioteca.

REFERÊNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Sistema de Biblioteca e Informação. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. Disponível em:
http://fichacatalografica.sibi.ufrj.br. Acesso em: 18 abr. 2021.