PERGUNTAS FREQUENTES





COMO ENCONTRAR UMA OBRA NO ACERVO DA BIBLIOTECA DO IPPUR? Para encontrar um item de nosso acervo, basta acessar diretamente pela Internet a BASE MINERVA DA UFRJ.


COMO POSSO ME INSCREVER NA BIBLIOTECA? Todo usuário com vinculo com a UFRJ. Poderá realizar inscrição na biblioteca mediante apresentação da seguinte documentação:
ALUNOS - Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas (CRID) ou declaração de matrícula com carimbo da secretaria de ensino; 
FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES - Carteira funcional ou o último contracheque;
PESQUISADORES E BOLSISTAS-Declaração comprobatória de vínculo com a instituição.

O QUE POSSO LEVAR EMPRESTADO? Alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos devidamente cadastrados podem retirar: livros, folhetos, CD-Rom e fitas de vídeo através do empréstimo domiciliar.

QUANDO O MATERIAL NÃO PODE SER EMPRESTADO?
-Material separado para as bibliografias básicas dos cursos ministrados no IPPUR;
-Obras de Referência (ex.: dicionários, enciclopédias etc). Sua sinalização é indicada com a letra "R" na primeira linha da etiqueta da lombada do livro, no número de chamada.

OBSERVAÇÃO: Todo o material listado acima encontra-se disponível apenas para consulta local e reprodução em partes, levando-se em conta a Lei n. 9610, de 19 de fevereiro de 1998 - Lei de Direitos Autorais.

COMO POSSO ACESSAR AS BASES DE DADOS E OS PERIÓDICOS DA CAPES? É possível acessar as bases e os periódicos da CAPES a partir de qualquer microcomputador com acesso à Internet. As bases de dados disponíveis são acessadas diretamente no PORTAL DA CAPES www.periodicos.capes.gov.br 

COMO POSSO OBTER O ACESSO REMOTO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES? O acesso remoto é um serviço oferecido aos alunos, professores e demais servidores com vínculo e matrícula da UFRJ. Com este acesso, os usuários podem pesquisar fora do campus o Portal de Periódicos CAPES as bases de dados assinadas e as Plataformas de livros eletrônicos. Para isso assista o vídeo "Como se cadastrar no acesso remoto UFRJ via CAFe”



O QUE É O NADA CONSTA? O Nada consta é o documento emitido pelas Bibliotecas da UFRJ que declara que o usuário (aluno) não possui débitos no Sistema de Bibliotecas da UFRJ.  A apresentação do Nada consta deve ser requisito obrigatório para o deferimento de processos de matrícula, conclusão, transferência ou trancamento de cursos. Sua exigência auxilia na manutenção e proteção dos acervos das Bibliotecas da UFRJ e na recuperação de livros e demais materiais que ainda se encontram de posse dos usuários mesmo depois de findo o prazo de devolução.


 

O QUE EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS? O serviço de empréstimo entre bibliotecas possibilita o empréstimo de materiais bibliográficos existentes em outras instituições de ensino ou pesquisa, com as quais o Sistema de Bibliotecas possui convênio. Para o empréstimo entre bibliotecas é necessária a apresentação de formulário em papel timbrado da instituição solicitante​, contendo os títulos solicitados​​, e a assinatura do bibliotecário responsável com o número de registro do conselho de biblioteconomia (CRB)​. 


POSSO TER ACESSO AS TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO IPPUR/UFRJ? Sim, você pode ter acesso ao arquivo em formato "pdf" das teses e dissertações defendidas no IPPUR/UFRJ. Para recuperar toda coleção de teses e dissertações da Biblioteca do IPPUR siga o seguinte passo a passo na BASE MINERVA. https://drive.google.com/file/d/1c6wx3gExPpJp1KBKZy_J8SG6C3dJPMma/view?usp=sharing


POSSO IMPRIMIR O TRABALHO ACADÊMICO EM FRENTE E VERSO? Sim. Para isso siga as RECOMENDAÇÕES SOBRE IMPRESSÃO NOS DOIS LADOS DAS FOLHAS: A NBR 14724 (Informação e documentação ‐ Trabalhos acadêmicos ‐ Apresentação) de abril de 2011 autoriza a impressão nos dois lados das folhas (anverso e verso) na parte textual e pós‐textual. No entanto, chamamos atenção para um detalhe importante: Essa alteração traz mudanças nas margens das páginas, por conta da encadernação. Antes, quando usávamos somente o anverso das folhas, a margem esquerda era de 3cm, agora, se optar por imprimir frente e verso, deverá tomar o cuidado de colocar a margem direita dos versos das páginas em 3cm por conta da encadernação. Os títulos das seções primárias devem sempre começar no início de uma página ímpar, ou seja, no anverso, nunca no verso.


SOBRE POLÍTICA PARA RECEBIMENTO DE DOAÇÕES:


Orientações gerais para a doação de obras


A Biblioteca possui interesse em doações:


  • de obras cujo assunto esteja relacionado ao Planejamento Urbano e Regional;

  • lançamento de novos títulos relacionados à nossa área de estudo.


Critérios que serão observados quanto à seleção de doações

  • Exemplares que supram falhas na coleção ou exemplares extraviados;

  • Inexistência da obra na biblioteca ou necessidade de duplicação em função do uso;

  • Obras raras e/ou valiosas;

  • Pertinência do assunto;

  • Escassez de material sobre o assunto;

  • Atualidade da obra.


Como doar

  • Enviar o formulário com relação dos materiais para biblioteca@ippur.ufrj.bre aguardar a avaliação dos itens. O doador será notificado, por e-mail, quanto ao resultado da avaliação. Então, deverá fazer a entrega dos itens selecionados e assinar o Termo de doação de material informacional, no local e horário previamente agendados.

  • É importante destacar que a biblioteca não arcará com custos e despesas de transporte para recebimento de doações. E que as doações aceitas passarão a ser propriedade, e poderão ser disponibilizadas para consulta local e/ou empréstimo domiciliar.

Observações:

  1. Obras não deverão ser doadas sem o envio prévio da lista e expressa indicação da biblioteca;

  2. As doações aceitas deverão ser entregues na Biblioteca, com a identificação do doador (nome completo e e-mail);

  3. Não serão incorporados ao acervo livros e outros materiais não que:

  • estiverem em mau estado de conservação e/ou tiverem algum indício de infestação de agentes nocivos ao documento; 

  • não forem de interesse do acervo por serem obsoletos, a não ser que tenham algum valor histórico ou substituam algum item extraviado.


Materiais que não são aceitos:

  • Fotocópias;

  • Enciclopédias;

  • Fascículos de periódicos; 

  • Anais de Congressos, catálogos de empresas, laboratórios, etc., 

  • Obras com finalidade comercial;

  • Roteiros de viagens, revistas não científicas (Info, Exame, Veja etc.);

  • Materiais riscados, infectados e/ou danificados;

  • Materiais em formatos obsoletos, tais como fitas de vídeo, disquetes etc;

  • Medalhas, Comendas, Moedas ou Flâmulas.


Dúvidas poderão ser sanadas pelo telefone por e-mail: biblioteca@ippur.ufrj.br


#ufrj #bibliotecadoippur #ippur