INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DE TRABALHOS

A ENTREGA SERÁ REALIZADA EM 2 ETAPAS, A SABER:

1ª ETAPA
Depois da defesa o aluno deve formatar seu trabalho acadêmico com base no GUIA PRÁTICO PARA NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DO IPPUR disponível em <http://bibliotecadoippurdaufrj.blogspot.com.br/p/guia-pratico.html>. Após a normalização do trabalho deve enviar uma cópia digital do trabalho acadêmico (em arquivo único formato PDF), para o e-mail para biblioteca@ippur.ufrj.br

IMPORTANTE!!!
Somente após o aval da biblioteca será feita a impressão e a entrega definitiva, tanto em meio digital quanto impresso.

OBSERVAÇÃO: À Biblioteca do IPPUR/UFRJ fica reservado o direito de não receber trabalhos de conclusão de curso que não estiverem normalizados. Receberemos somente os trabalhos que estiverem integralmente de acordo com o Guia Prático vigente no mês da entrega dos exemplares.

2ª ETAPA
No que se refere à entrega, solicitamos o seguinte material:

TCCs (Graduação): 1 exemplar de seu trabalho de conclusão em cópia digital, salvo em um pen drive, arquivo único (em PDF). Os pens drives deverão ser etiquetados com o nome completo do autor do trabalho (sem abreviatura) e entregues a biblioteca. Não será devolvido. Não serão aceitos trabalhos entregue em suporte digital CD e/ou DVD e o FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO devidamente preenchido e assinado (disponível no blog BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0). "Este formulário deverá ser entregue em duas vias".

TCCs (Especialização): 1 exemplar de seu trabalho de conclusão em cópia digital, salvo em um pen drive, arquivo único (em PDF). Os pens drives deverão ser etiquetados com o nome completo do autor do trabalho (sem abreviatura) e entregues a biblioteca. Não será devolvido. Não serão aceitos trabalhos entregue em suporte digital CD e/ou DVD e o FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO devidamente preenchido e assinado (disponível no blog BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0). "Este formulário deverá ser entregue em duas vias".
DISSERTAÇÕES E TESES (Mestrado e Doutorado):
1.um exemplar impresso do trabalho, em folhas soltas, que deve ser entregue envelopado;
2.uma cópia digital do trabalho de conclusão (em arquivo único formato PDF) salvo em um pen drive. Os pens drives deverão ser etiquetados com o nome completo do autor do trabalho (sem abreviatura) e entregues a biblioteca. Não será devolvido. Não serão aceitos trabalhos entregue em suporte digital CD e/ou DVD;
3.e o FORMULÁRIO DE AUTORIZAÇÃO devidamente preenchido e assinado (disponível no blog BIBLIOTECA DO IPPUR 2.0)."Este formulário deverá ser entregue em duas vias".

IMPORTANTE!!! 
DESDE 20 DE ABRIL DE 2016 A FICHA CATALOGRÁFICA PASSOU A SER ELABORADA PELO PRÓPRIO USUÁRIO. Clique aqui para obter orientações de como elaborar sua Ficha Catalográfica: http://bibliotecadoippurdaufrj.blogspot.com.br/p/ficha-catalografica.html.

ATENÇÃO!!! 
SOLICITAÇÕES PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS

FOLHA DE APROVAÇÃO!!!  
Os membros da banca deverão assinar a Folha de Aprovação e a mesma deve ser entregue à Biblioteca. 

ENCADERNAÇÃO!!!
O aluno paga a encadernação e a biblioteca encaminha após conferência das folhas para o encadernador. A encadernação custa R$ 40,00 por exemplar é paga pelo autor e confeccionada por encadernador indicado pela Biblioteca do IPPUR.

Esclarecemos que a cópia digital do trabalho em pendrive ficará na Biblioteca do IPPUR e a cópia impressa, em folhas soltas será encadernada e levada para a Central de Memória (CMA) da UFRJ. Lembramos que a dissertação ou tese enviada para CMA tem que estar com assinatura da banca (original), pois o CMA é a unidade depositária do acervo discente da UFRJ,  que tem como finalidade a preservação da memória.

OBSERVAÇÃO!!! 
A ENTREGA DO TRABALHO DEVERÁ SER AGENDADA PREVIAMENTE exclusivamente pelo e-mail oficial da Biblioteca do IPPUR/UFRJ: biblioteca@ippur.ufrj.br

IMPORTANTE!!! 
RECOMENDAÇÕES SOBRE IMPRESSÃO NOS DOIS LADOS DAS FOLHAS:
A NBR 14724 (Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação) de abril de 2011 autoriza a impressão nos dois lados das folhas (anverso e verso) na parte textual e pós-textual. No entanto, chamamos atenção para um detalhe importante: Essa alteração traz mudanças nas margens das páginas, por conta da encadernação. Antes, quando usávamos somente o anverso das folhas, a margem esquerda era de 3cm, agora, se optar por imprimir frente e verso, deverá tomar o cuidado de colocar a margem direita dos versos das páginas em 3cm por conta da encadernação. Os títulos das seções primárias devem sempre começar no início de uma página ímpar, ou seja, no anverso, nunca no verso. 

ATENÇÃO!!! 
Caso precise enviar o trabalho impresso e Pen-drive por sedex, informe por e-mail para que sejam enviadas as informações adicionais.

Se persistir alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco pelo 
e-mail oficial da Biblioteca do IPPUR/UFRJ: biblioteca@ippur.ufrj.br